

Tudo começou na Escócia, num ancestral círculo de pedras verticais. Um portal mágico, aberto apenas para poucos, que leva ao passado... Ou à morte
Contrariando todas as possibilidades, a inglesa Claire Randall sobreviveu à extraordinária viagem no tempo, não só uma, mas duas vezes. Sua primeira e acidental aventura a levou até os braços de Jamie Fraser, um atraente escocês do século XVIII, e a fez conhecer um amor que se tornou uma lenda – uma trágica paixão que culminou no retorno de Claire ao futuro para dar à luz a filha dos dois – Brianna. A segunda, duas décadas depois, os reuniu novamente no turbulento Novo Mundo, às vésperas da Revolução Americana de 1767.
No primeiro volume de Os Tambores de Outono, quarto livro da série Outlander, a escritora Diana Gabaldon retrata o duro cotidiano das colônias americanas. Um lugar ocupado por nativos em luta pela sobrevivência, negros escravizados e europeus em busca de fortuna e melhor sorte, como Jamie e Claire.
Enquanto isso, em outro período marcante da história, o ano de 1969, Brianna amarga a ausência da mãe, mas tenta esquecer o passado para poder se concentrar no futuro. Talvez ao lado de Roger Wakefield, a única pessoa no mundo capaz de compreender sua dor. A história de seus pais, no entanto, deixou cicatrizes que o tempo não poderá apagar e alterou de maneira definitiva sua visão sobre o amor. Seguir em frente sem olhar para trás não é tão simples quanto ela gostaria.
Roger Wakefield ficou fascinado pela história de Claire e seu grande amor por Jamie Fraser. Foi Roger o principal responsável por ajudar Claire a encontrar informações sobre o que aconteceu com Jamie, depois que ela o deixou no passado. E estas informações levaram Claire a tomar coragem para voltar ao círculo de pedras de Craigh na Dum.
Mais do que qualquer pessoa, Roger queria ser testemunha de um amor que pudesse ser grande o suficiente para sobreviver ao tempo e torceu para que Claire tivesse conseguido voltar para Jamie. A confirmação deste fato, no entanto, veio acompanhada de uma informação que colocará em risco a vida de Brianna e a sua própria. Roger acredita que o passado não pode ser mudado, mas Brianna parece não partilhar suas convicções.
No segundo volume do livro Os Tambores de Outono, uma nova e extraordinária fase da saga Outlander está prestes a começar.
No primeiro volume, vemos Jamie e Claire lutando para se estabelecerem na colônia da Carolina do Norte. Um lugar selvagem, intocado. Vemos como os desbravadores realmente trabalharam duro e com afinco para dominarem a natureza e a moldarem as suas necessidades. Jamie escolhe um terreno montanhoso, pois como um habitante das terras altas, ele necessita desse espaço, dessa topografia. Ele, Claire e o Jovem Ian trabalham muito e constroem sua fazenda praticamente do nada.
Enquanto isso, em 1969, vemos Brianna e Roger começarem um relacionamento com muita cautela e carinho. Brianna está muito magoada com a partida da mãe e dividida entre a lealdade a Frank e o desejo de conhecer mais sobre Jamie. Roger quer ajudá-la, mas ao mesmo tempo, teme perdê-la se forçar muito esse assunto.
No segundo volume, vemos Brianna e Roger empreenderem sua viagem ao passado. Seguem separados e a vontade de vê-los reunidos faz com que a leitura seja rápida e prazerosa. O reencontro dos dois é mágico e lindo. Mas, sendo ela teimosa como Jamie, acabam se separando novamente. Neste volume vemos também pai e filha finalmente se conhecendo. Um encontro emocionante.
Uma de minhas partes favoritas foi a interação entre Brianna e Lorde John. Os diálogos que travaram foram simplesmente deliciosos. Muito irônicos e carinhosos. É óbvio que existem muitas outras cenas memoráveis e inesquecíveis, e como sempre Diana Gabaldon nos mostra a realidade do século XVIII. Senti-me nas montanhas, vendo a fazenda surgir do nada, vendo a dificuldade da lida diária e o quanto a vida era dura, mas o quanto o trabalho recompensava.
Diana Gabaldon caprichou neste livro. Temos muitos encontros e desencontros, enganos e desenganos. O passado que volta a nos perseguir e as boas ações que voltam para os personagens em forma de traição e dor. Simplesmente divino!
1 comentários:
Estou apaixonada pela Série Outland. Gabaldon, escreve com paixão, detalhando as rotinas da época de tal modo que, nos faz viajar junto com os personagens. Li até agora a 1ªparte do 5º livro.Meu nome é Verdenia Ribeiro, sou estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Postar um comentário