2 de novembro de 2009

A Cruz de Fogo, 2ª Parte de Diana Gabaldon

cruz de fogo 2

A cruz de fogo, que costumava ser usada pelos chefes de clãs nas montanhas da Escócia para convocar seus homens para a guerra, agora convida os leitores brasileiros a apreciar mais um livro da série Outlander protagonizado por viajantes do tempo e um bravo guerreiro escocês.

Claire e Jamie Fraser cruzaram oceanos e atravessaram séculos para construírem uma vida juntos na colônia da Carolina do Norte, às vésperas da Revolução Americana. Tensões, antigas e recentes, porém, ameaçam não só Claire e Jamie, mas também todos os que os cercam, principalmente a filha deles, Brianna, e a família que ela formou ao lado do marido Roger MacKenzie.

A Cruz de Fogo não é apenas um relato de vidas feitas só de aventuras. A Cruz de Fogo tem toda sorte de encruzilhadas. Enquanto se questionam sobre interferir ou não nos eventos que estão por vir, ou sobre a possibilidade de ter outro bebê, Claire, Jamie, Brianna e Roger fazem escolhas e acatam as consequências de suas decisões.

Com um texto primoroso – inteligente, evocativo, sensual – e uma bela dose de fatos históricos, Diana Gabaldon nos apresenta mais um grande livro. Graças a uma pesquisa meticulosa da escritoa, temos acesso a informações pouco conhecidas sobre como homens e mulheres na América de 1770 tratavam doenças, cuidavam da casa e dos filhos, quais eram os métodos contraceptivos disponíveis na época, as técnicas de caça e o que era preciso fazer para sobreviver.

 

Li esse livro beeeeeeeem devagar! Não queria que acabasse, pois sei que agora, só ano que vem tem mais histórias inéditas de Jamie e Claire. Mas releituras sempre são interessantes e é o que me consola…

O resumo acima foi muito acertado. Realmente, Diana nos transporta para a América de 1770! As doenças, os perigos, as aventuras, o trabalho pesado e compensador… tudo é muito bem retratado. Esse é um dos pontos que mais gosto nos livros dessa série – a realidade é muito bem mostrada e sofremos e vibramos e vivemos juntos com os personagens. Diana consegue trazer o leitor para dentro do livro e nos faz ver tudo o que ela descreve!

Achei que Roger roubou um pouco a cena nesse volume. O que ele passou – Deus! – terrível! A provação por que ele passou me fez lembrar muito dos sofrimentos de Jamie… Brianna me surpreendeu também! Geralmente não sou muito fã de Bri. Apesar de ser filha de Jamie e Claire, eu a acho muito fria e fechada e, por que não, um tantinho egoísta. Mas ela conseguiu me mostrar que tem um pouco dos pais dentro de si! Jemmy é um conquistador! Com quase dois anos, ele é simplesmente fofo e adorável! Não nega que tem o sangue de Jamie nas veias… ruivo e de olhos azuis e charmoso! É difícil ver James e Claire como avós, mas eles ficam perfeitos no papel.

Vou terminar a resenha com uma frase de Jamie que achei simplesmente fenomenal!!! Quem lê os livros dessa série sabe que Jamie diz cada coisa que é capaz de derretar um iceberg… mas essa frase merece destaque:

- Quando realmente chegar o dia em que tenhamos que nos separar – ele disse ternamente, virando-se para olhar para mim – , se minhas últimas palavras não forem “Eu a amo”, você vai saber que foi porque não tive tempo.

Dá para não viajar no tempo para ir atrás de um homem desses?

10 comentários:

La Sorcière disse...

Rê, esta série está em primeiro lugar em minha lista de desejados!!
Não comprei ainda por causa de grana mesmo! O primeiro volume custa 80,00!
A frase de jamie que vc transcreveu, arrasou!
Acabei de lê-la em voz alta para meu marido:)
Bj

JM disse...

Não sei se este livro já está disponível cá em Portugal, mas vou averiguar porque me parece muito interessante!

Boas leituras***

Meu cantinho:
http://favouritereadings.blogspot.com

Vivi disse...

Oi, Rê!


O nosso desafio agora conta com um blog oficial: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/

Passa lá!

Bjs

Unknown disse...

"Dá para não viajar no tempo por um homem desses?"

Só dá!


Vindo olhar seu espaço. ;)

Anônimo disse...

Oi Regina,eu sempre me interessei por essa série da Diana Gabaldon.
mas nunca quis ler pela net (ruim demais isso)...e agora fazendo o meu tour pelo teu blog acabei de descobrir que esses livros foram publicados no nosso Brasil!!!
Maravilhosooooo isso!!!
Só que preciso saber de você que parece que já leu todos ... no total a série tem quantos livros?
Tem o último já ou ela ainda não terminou?
Eu sou muito emotiva,me envolvo muito com a leitura e corro o risco de ficar deprimida (dependendo do enredo)...então me diga,essa série do James e Clare é triste?Tem final feliz?
Aguardo tua resposta ansiosa para poder comprar os livros e conhecer esse mundo criado por Diana e tão admirado por muitos.
Bjs,Diana.

Regina disse...

Oi Diana

Aqui no Brasil já foram publicados:

- A Viajante no Tempo
- A Libelula no Ambar
- O Resgate no Mar (2 Volumes)
- Os Tambores de Outono (2 volumes)
- A Cruz de Fogo (2 volumes)

Sei que a Diana ainda está escrevendo essa série, pois saiu um volume ano passado no EUA.

Jamie e Claire são personagens apaixonantes e eu aconselho você a conhecê-los. Mas prepare-se...essa série é viciante e a Rocco só publica um volume por ano!

E, se você se envolve na leitura, vai ser impossível não sofrer e rir e amar e odiar junto com os personagens criados por Diana Gabaldon!

bjs

Anônimo disse...

Regina,levei um susto ao pesquisar os livros da série para comprar.
São carissímos!!!
Que pena,mas assim que eu puder vou comprá-los...enquanto isso,só sonho.
Bjs,Diana.

Regina disse...

Diana,

Eles são realmente muito caros - e, pior, nunca vi nenhum deles em promoçao!

Qualquer coisa, tente no Estante Virtual - www.estantevirtual.com.br

bjs

Anônimo disse...

Sou fã da série há anos, com o privilégio de ter conseguido comprar todos os volumes; realmente são muito caros.
Entretanto, é possível conseguir alguns descontos: comprei recentemente os dois volumes Cruz de Fogo no site do Walmart por R$80,00 ($35 + $45. Nas livrarias, esse é o preço de 1 único livro.
Não é jabá, mas achei que valia a pena informar.
Abraços,

Anônimo disse...

olá meninas , amoooo essa série, estou começando o 5 volume e assisti tbm a série na tv, alguém assistiu, gostaram ?