20 de novembro de 2009

Waking Nightmare de Kylie Brant

 

WakingNightmareKylieBrant5243_f

Primeiro ele descobre seus medos mais profundos… Então ele faz você vivenciá-los.

Com um estuprador em série  solto nas ruas de Savannah, o detetive Ryne Robel precisa de toda a ajuda que conseguir para sua força tarefa. E ele precisa já, antes que outra mulher seja atacada. Mas Abbie Phillips não é o que ele pediu. Enviada de um  grupo exclusivo dos melhores criminologistas do país, ela é inteligente, feroz… e uma distração. Ela pode ser uma brilhante perita em perfis psicológicos, mas Ryne precisa de respostas, não de baboseira psiquicas e jogos mentais.

Contudo, Abbie o convence de que jogos mentais é exatamente o que esse esquivo suspeito quer. Os aparentemente aleatórios atos de tortura são na realidade calculados para atingir os piores medos de cada vítima. E as apostas estão subindo. Enquanto eles estudam o dúbio psicopata, ele os está observando – as próximas vítimas de sua horrenda obsessão.

Primeiro livro dessa autora que leio. E também o primeiro de uma série – The Mindhunters. O que me atraiu além do romance policial,  que adoro, foi o fato dos perfis psicológicos. Para uma fã de Criminal Minds posso dizer que  o livro foi uma ótima surpresa!

Há um estuprador sádico atacando as mulheres de Savannah. Robel não tem nenhuma pista para pegá-lo. Apenas o Modus Operandi – ele espera a vítima dentro da casa e injeta drogas que ampliam a dor e as sensações, ao mesmo tempo em que deixam a vítima sem poder reagir. Depois, cada ataque é executado de modo diferente – mutilações, afogamentos, incêndios, sufocação…

Abbie chega para ajudar a força tarefa a traçar o perfil psicológico do suspeito. A princípio, ela é recebida friamente por Ryne e os outros detetives, mas depois ela começa a provar seu valor e sua capacidade de investigação e de interrogatório das vítimas. Estudando os ataques e conversando com as mulheres atacadas, ela descobre que o bandido as fazia reviver seus piores medos. Abbie percebe, então, que o final do estupro, não é o final do sofrimento para as mulheres. E é isso o que o maníaco pretende. É esse o elo dos ataques aparentemente aleatórios.

Gostei muito do modo como Kylie conduziu a investigação e o modo como tratou o envolvimento romântico entre Abbie e Ryne. O passo a passo do trabalho policial – checar pistas, pesquisas, entrevistas, relatórios – tudo muito bem elaborado e descrito. Ela conseguiu me surpreender e me levar a pensar em alguns suspeitos, mas nem cheguei perto da verdade…

Quanto ao romance de Abbie e Ryne, achei super realista. Duas pessoas com passados sofridos e com medo de relacionamentos que vão se abrindo aos poucos e aprendendo a confiar e a assumir os sentimentos. Mesmo sendo um livro policial e com uma investigação consistente, a parte romântica é ótima. Claro, vou continuar a seguir a série.

1 comentários:

La Sorcière disse...

Adoro histórias assim, Rê!! É a minha cara!!
Mas só em inglês, né?
Altamente frustrante...
Excelente resenha, acho que isso me atiçou mais ainda!
Bj