20 de julho de 2010

Bonds of Justice de Nalini Singh

BONDSOFJUSTICE-Small

Max Shannon é um bom policial, um dos melhores de Nova York. Nascido com um escudo natural que o protege contra as invasões mentais dos Psys, ele sabe que tem pouca chances de progredir dentro da estrutura de poder dominada pelos Psys. O último caso que esperava receber é dos assassinatos vitimando os funcionários mais próximos de uma Conselheira Psy. E a última mulher que ele esperava compelí-lo da maneira mais sensual fosse uma Psy à beira de uma catastrófica fratura mental…

Sophia Russo é uma Psy Justiça, amaldiçoada com a habilidade de resgatar memórias de homens e mulheres tão transtornados de quem mesmo policiais veteranos querem distância. Nomeada como contato de Max com os Psys, ela se vê fascinada por esse humano, seu coração congelado ameaçando  derreter com emoção proibida. Mas, com sua mente cheia com os pesadelos de outras pessoas, as maldades de outros, ela está na fronteira entre a sanidade e uma escuridão sedosa que a força a fazer justiça com as próprias mãos, a se tornar juiz, juri… e carrasco…

Não é segredo que essa é uma das minhas séries favoritas! Adoro o mundo criado por Nalini e estou sempre querendo mais e mais…

Max e Sophia são perfeitos juntos e Nalini soube conduzir com muita emoção a história deles. Eles se conhecem quando ela vem entrevistar um assassino serial frio e totalmente sociopata que Max tinha prendido. Bonner quer trocar a localização de onde enterrou os corpos das vítimas por mais regalias na prisão. Sophia, como J-Psy pode ajudar entrando na mente do bandido e vendo se ele realmente está cooperando ou mentindo.

Os J-Psy (J = Justiça) são pessoas com dom telepático, mas com o diferencial de poderem transmitir as imagens captadas das mentes que escaneiam diretamente para outras mentes, preservando as informações e cenas exatamente como as viram. Mas por estarem sempre em contato com mentes muito perturbadas e cheia de maldade, os escudos que protegem suas mentes vão se esgarçando e eles tem um tempo de vida útil  não muito longo, sendo depois submetidos à reabilitação total (ou sejam, viram vegetais!). Sophia já está chegando a seu limite, tanto é que já se tornou Senciente, ou seja, se tocar, mesmo que acidentalmente, alguém muito perturbado, pode simplesmente sofrer um colapso mental fatal. É  bom que Max tenha esse escudo natural protegendo-o, pois assim, Sophia pode tocá-lo – começando  bem aos poucos -  e não sentir a pressão dos pensamentos e dos fantasmas que existem na mente dele.

Quando se conheceram, houve uma grande atração entre Max e Sophia. E o pedido de Nikita Duncan, a Conselheira Psy, para que os dois trabalhem juntos para resolver as mortes suspeitas de seus assessores mais diretos só vem ajudar na aproximação dos dois. 

Não posso esquecer de comentar que tanto Max quando Sophia vieram de infância muito sofrida e traumatizante. Cada um enfrentou seus monstros desde cedo e se fortaleceram para a vida. Mas, claro, sempre fica aquela parte da criança apavorada e solitária e essa parte  encontra no outro o bálsamo para curar as feridas e ajudar na cicatrização. Muito lindo e emocionante poder ir observando isso acontecer.

Era adorável ver o modo como Max era carinhoso e cuidadoso com sua Sophie – e claro que a recíproca era verdadeira. O mais interessante é que eles sempre demonstravam o que sentiam um pelo outro – o problema era como eles poderiam agir nesse sentimento…  E, ao mesmo tempo, eles tinham que resolver o caso da Conselheira e o do assassino sociopata e ver como poderiam ficar juntos, sem o problema de saúde de Sophia acabar com o tempo que tinham! Enfim: mistérios, amor, dificuldades a serem superadas – um romance maravilhoso!

Gostei das passagens em que os dois vão se descobrindo e vendo como poderão se tocar, se amar. Gostei de (re) ver Sasha e Lucas e os outros leopardos. Só não gostei muito do modo como Nalini resolveu realmente a situação – apesar de compreender depois, achei que ficou um pouco no “ar”… mas nada que uma releitura de todos os livros em sequência (quem sabe eu faça isso antes de sair o livro do Hawke, que aguardo com muiiiiiiiita paciência!) não ajude a dissipar minha estranheza.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi,Regina!

Eu fiquei um pouco confusa...esse é um livro individual, ou faz parte de alguma das séries mostrada nos posters anteriores? Bjs, Dri

Regina disse...

Oi Dri

Esse livro faz parte da série Psy-Changeling, mas ele traz um humano como herói!

bjs

Dri disse...

Obrigada,Regina.
Bjs,Dri