15 de novembro de 2010

As Esquinas do Tempo de Rosa Lobato de Faria

Esquinas Do Tempo, As - Rosa L9144f

Margarida é uma jovem professora de Matemática. Um dia vai para a cidade de Vila Real proferir uma palestra e fica hospedada em uma pousada, uma casa antiga e muito bem conservada. Em seu quarto, está pendurado o retrato a óleo de um homem que se parece muito com Miguel, sua atual paixão.

Por um inexplicável mistério, na manhã seguinte, Margarida acorda cem anos atrás, na casa de seus antepassados.

Sem perder a consciência de quem é, ela odeia esta volta no tempo, mas aos poucos vai se adaptando. Conhece o homem do quadro e apaixona-se por ele. Após um acidente fatal, Margarida regressa ao presente.

Romance simultaneamente poético e fantástico, As Esquinas do Tempo é mais uma prova do indiscutível talento literário de Rosa Lobato de Faria.

Desafio LiterarioNovembro / 2010

 

Rosa é uma poeta! Está escrito na orelha do livro e dá para se perceber durante a leitura, pois, mesmo estando em prosa, têm frases do livro que são pura poesia!  Me peguei relendo frases e ficando encantada com a escrita!

Margarida vai a um congresso em uma cidade do norte. Resolve passar a noite numa hospedaria de propriedade de três irmãs. Uma casa antiga transformada em hotel. No quarto em que fica hospedada há o quadro de um homem muito sensual, com um olhar perturbador e que parece perseguí-la nos menores movimentos. Ela se sente meio estranha, vendo e ouvindo coisas e acha que exagerou no vinho durante o jantar. Mas no dia seguinte acorda 100 anos no passado, na mesma cama, no mesmo quarto. Só que sem o retrato perturbador e sem os confortos modernos. Mais perturbador é  o fato de que mantém todo o conhecimento de quem é e de onde veio. Ela então percebe que o quarto deve ser uma das esquinas do tempo – um lugar onde o tempo corre de forma diferente e você pode navegar nele (achei super poético o modo de Rosa chamar de esquina do tempo o que muitos chamam de portal).

Margarida, apesar de estranhar, não se desespera nem amaldiçoa… ela fica calma e segue como se fosse tudo super normal, entra no ritmo da casa e vai se colocando a par do que está acontecendo e toma cuidado para não se entregar e acabar sendo considerada louca… É então que aparece Miguel! Miguel que é parecido com o homem com quem está saindo no presente… um homem casado com quem está tendo um caso. Miguel, no passado, é sobrinho de um juiz que está noiva da irmã caçula de Margarida. Margarida o seduz e os dois se envolvem e se apaixonam e resolvem se casar. Tudo no espaço de três meses.

Enquanto Margarida está no passado, sua mãe e Pedro, um professor de Matemática que é apaixonado por Margarida, a procuram e ficam preocupados com seu desaparecimento. A mãe dela percebe que a pousada onde ficou hospedada é a antiga propriedade de sua família, onde viveu sua tia-avó Margarida. Vamos assim, fechando um pouco o círculo e entendendo o que se passa. E vamos também percebendo que Margarida e Miguel têm história que passa de uma vida a outra. E quando ela volta ao presente, essa ligação se faz mais forte e linda.

Gostei do modo como vamos acompanhando os acontecimentos no passado e no presente e o modo como Margarida tenta buscar respostas no presente sobre o que aconteceu no passado depois de sua volta. É um livro instigante e interessante e que deixa muitas questões para o leitor ficar pensando. E com um final muito poético!

8 comentários:

Anônimo disse...

"Era"... Rosa Lobato de Faria infelizmente faleceu há uns 9 meses atrás. Grande escritora, atriz, ser humano, mulher.. maravilhosa!

Josiane veiga disse...

Nossa, esse livro parece mega interessante. Li o comentario do anonimo, e é interessante que um autor é eterno, já que ele continua vivendo em suas obras.

Leitura Nossa disse...

Nunca tinha ouvido falar... agora fiquei curiosa...
Vou procurar por esse livro, acho que é de poesia que estou precisando...rs

beijos,
Dé...

lili disse...

Oi Rê! Estou uma ano com esse livro na pilha (vergonha) ficou para o Desafio Literário como vc. Só que estou atrasada, parei no mês agosto! rsrsrs

Ainda vou correr atrás disso.

Beijossss
Lili

24por7 disse...

Me lembrou um pouco aquele livro em que o cara volta ao passado pra encontrar um amor.... ai como chama.... esqueci.... foi adaptado pro cinema e o papel principal ficou com o Cristopher Reeves... alguem lembra???
Bjs

Regina disse...

O filme chama-se Em Algum Lugar do Passado...

Vivi disse...

Hmmm...romance do jeitinho que gosto. Não conhecia. Obrigada por trazê-lo ao nosso conhecimento.

Beijocas

julia katlin kerecz disse...

quero muito ler este livro eu vi a capa e achei que ia gostar vou ler todas as noites, mesmo sendo criança eu gosto de livros de adultos kkkkkkkkkkk

bbbbejoooccccass para todos