1 de novembro de 2010

Cidade dos Ossos de Cassandra Clare

cidade dos ossos

O primeiro “encontro” de Clary e Jace não poderia ter sido… pior.

Ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas pra lá de esquisitas. Ele, um nephilim – filhos de anjos com humanos – que tem como missão caçar demônios; ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da Visão…

Mas as diferenças entre os dois não impedem que em 24 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de Jace e dos Caçadores de Sombras;  a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para outra ela tem o dom da Visão e percebe o Mundo das Sombras? Todos, inclusive Clary, querem saber…

Já tinha ouvido falar da série Os Instrumentos Mortais e quando vi que foi lançada aqui no Brasil não hesitei em comprar! Gostei muito desse primeiro volume e torço para que os próximos saiam logo.

O mundo que Cassandra construiu é bem interessante. O Mundo das Sombras parece ser bem real e gostei do fato de irmos aprendendo e entendendo o funcionamento dele junto com Clary. Achei que lembra um pouco Harry Potter no fato chamar os humanos de Mundanos e ter todo um mundo escondido das vistas da humanidade. Mas a semelhança pára por aí. Achei que O Mundo das Sombras é mais sombrio e aterrorizante do que HP.

Clary é uma garota comum de 15 anos que adora sair com seu melhor amigo Simon. Numa dessas baladas, ela vê um garoto de cabelos azuis (e que ela achou o maior gatinho) ser morto por três jovens: Jace, Alec e Isabelle.  Pior, só ela consegue ver os três e o assassinato… Logo no dia seguinte, o Mundo das Sombras se faz presente novamente na vida de Clary e, com ele, vem Jace e os Caçadores de Sombras. E Clary e Simon se vêem arrastado para uma guerra que ocorre longe das vistas da humanidade e a qual não sabem como enfrentar e não entendem as regras. Há feiticeiros e demônios e vampiros e lobisomens e toda uma infinidade de criaturas que interagem e vivem sobre leis estritas e rígidas.

Eu geralmente não gosto muito de livros com triângulos amorosos, – tanto é que nem terminei a saga Crespúsculo – mas adorei a interação Simon – Clary – Jace e achei que Clary soube enfrentar bem sua atração pelos dois. E Simon e Jace não ficaram se atacando o tempo todo, até que foram bem civilizados! Particularmente, eu gostei dos dois. Torci mais por Jace, mas Simon também é cativante… Dá para entender Clary perfeitamente!

O livro é cheio de aventuras e reviravoltas e romance. Mas sabe quando você percebe que a história está indo para um desfecho e você fica o tempo todo torcendo para estar errada ou que a autora faça algo para mudar o destino dos personagens? E, pior, você acerta e fica totalmente passada?  Eu fiquei assim e agora estou aqui agoniada esperando pelo próximo volume para ver o que vem pela frente na vida de nossos heróis… Espero que não demore muito a sair.

8 comentários:

Anônimo disse...

Curioso que eu tava hoje mesmo comentando no Twitter sobre essa autora. Parece que ela escrevia fanfics de HP antes de escrever profissionalmente e cometeu um monte de plágios nessas fanfics (plagiando outros livros, séries e filmes). Ninguém está comentando isso aqui... ela chegou até a ser expulsa do FanFiction.net por isso, e quando isso aconteceu, ela nem pediu desculpas, segundo me disseram.

Chato, né? Eu não me senti muito atraída por ser YA, mas se não fosse, teria meu interesse diminuído depois de saber disso.

Regina disse...

Oi Lilian

Não sabia desse fato - só li comentários sobre os livros, nunca sobre a autora... Mas tem mesmo semelhanças com o HP, como disse, mas há bastante diferenças também.

Acho que atualmente tem saído bons livros YA - eu gosto de histórias mais apimentadas e adultas, mas não resisto a uma YA, principalmente porque minha sobrinha sempre vem me perguntar:

- Tia, tem algum livro que dá para eu ler?

Então tenho de ter sempre algum a mão para essas horas...

bjs

Anônimo disse...

Eu tenho o mesmo motivo pra ler estes livros Teen, Regina - sobrinhos.Pois eu não dispenso um Hot,mas esse livro sempre me interessou...li Crepúsculo e amei.
Pelo teu comentário,já vi que é bem adolescente né?!,o que já me desanimou,mesmo assim,talvez eu dê uma chance pra esse livro então.
Bjs,Diana

La Sorcière disse...

Regina, eu achei que o livro teve informações DEMAIS. Fiquei cansada com a troca de cenários e situações...
Mas adorei, fora que a reviravolta final é de deixar de boca aberta né?

Leitura Nossa disse...

Eu estou doida para começar a ler esse livro... já comprei meu exemplar e vou ver se começo ainda hoje...rss

beijos,
Dé...

Soraia Casal disse...

Oi Regina! Eu li esse livro tem pouco tempo, não sabia que tinha saido no Brasil, mas acho que faz sentido já que os direitos para os filmes dos 3 primeiros já foram comprados por estúdio.

Também achei várias semelhanças com Harry Potter, mas comparei mais com Blue Bloods da Melissa de La Cruz (que achei péssimo por sinal). Eu perdi a paciencia com YA ultimamente, mas esse eu gostei demais. Só fiquei "deprimida" com a revelação do final hahaha.

Já li o segundo também e achei bom, mas a Clary começou a me irritar. O terceiro está na fila. E já tem mais 3 para sair a partir de 2011.

:)

Anônimo disse...

gente,tô voando...o que é YA????

Regina disse...

Oi meninas!!

Obrigada pelos comentários!

Eu pretendo seguir a série - se demorar para sair em português, quem sabe não leia em inglês...

YA = Young Adult (livros para adolescentes)

bjs