24 de agosto de 2013

Reconstructing Amelia de Kimberly McCreight

Um maravilhoso livro de debute no qual uma mãe solteira reconstrói a vida de sua filha adolescente, lendo os e-mail, sms, e redes sociais para juntar as peças da chocante verdade de seus últimos dias de vida.

Advogada de litígios e mãe solteira, Kate Baron, fica estonteada ao ser chamada pela exclusiva escola particular em Park Slope, Brooklyn, onde sua filha estuda, com notícias perturbadoras: Amelia, sua inteligente e competente filha de 15 anos, foi pega por plágio.

Kate não consegue acreditar que Amelia, uma garota ambiciosa e de bom senso que nunca causou problemas, pudesse fazer algo assim. Mas quando chega a Grace Hall, Kate tem de encarar notícia ainda mais devastadora: Amelia está morta.

Aparentemente incapaz de lidar com o que fez, uma desesperada Amelia pulou do telhado da escola num ato de suicídio "espontâneo". Pelo menos essa é a história que Grace Hall e a polícia contam a Kate. E esmagada como está pela própria culpa e despedaçada pelo luto, é a história em que Kate acredita até que recebe um torpedo anônimo:

Ela não pulou.

Examinando os e-maisl, sms, posts em redes sociais e no celular, Kate está determinada a aprender a dolorosa verdade sobre o porquê Amelia estava no telhado de Grace Hall e por que ela morreu.

Narrada em vozes alternadas, Reconstructrin Amelia é uma história de segredos e mentiras, de amor e traição, de amigos confiáveis e bullies violentos. É sobre o quão bem uma mãe conhece sua criança e o quão longe uma mãe irá para vingar a memória da filha que não conseguiu salvar.

 

Esse resumo me conquistou e não resisti e acabei baixando o livro em meu kindle e devorando-o. Uma história maravilhosa e com suspense na medida certa!

Amelia e Kate são super próximas, pois sempre foi somente as duas contra o mundo! Mas, de repente, Kate se vê surpreendida e perdida por não saber se realmente conhecia sua filha da forma como sempre pensou e, claro, se cobrando como mãe por não ter percebido o quão errada estava... Ou será que não?

Tudo começa com um telefonema da escola dizendo que Amelia havia sido suspensa e que Kate deveria ir buscá-la imediatamente. Mas como estava no meio de uma importante reunião, até conseguir delegar as informações a seu chefe, pegar o metrô – com problemas no meio do caminho – ela só conseguiu chegar lá 1h45 minutos depois. E, quando chega, tem a pior surpresa de sua vida: Amelia se suicidou, aparentemente por não suportar encarar o que fez! Mas depois de muito sofrimento e um  luto arrasador, uma esperança – e um medo atroz – começa a se formar, pois ela recebe uma mensagem dizendo que Amelia não se suicidou! Então o que aconteceu, de verdade, com sua filha? Assassinato? Acidente? Ou suicídio mesmo?

Adorei o modo como a autora foi nos mostrando o que levou Amelia até o ponto onde estava, dando voz a própria menina através de narração pessoal e dos sms e e-mails e mensagens em redes sociais que deixou e sua mãe começa a analisar. Ao mesmo tempo, vamos acompanhando as descobertas que Kate vai fazendo não só sobre o recente passado de Amelia, mas também sobre si mesma, pois conforme as investigações vão avançando, vemos que o passado de Kate tem muito a ver com o que aconteceu com Amelia. E descobrir como tudo está conectado é muito triste e doloroso.

A narração foi algo maravilhoso, pois a autora conseguiu ir conquistando os leitores e mantendo o suspense até o final! E, conforme a história ia progredindo, e íamos vendo o que Amelia passou, a dúvida sobre a possibilidade ou não de suicídio foi ficando cada vez mais forte.

Uma história maravilhosa sobre descobertas, primeiros amores, amizades e inimizades e uma relação de mãe e filha muito linda e especial! Recomendo.

0 comentários: