21 de outubro de 2013

A Garota de Papel de Guillaume Musso

A garota de papel conta a história de Tom Boyd, o escritor do momento.

Os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos anjos já venderam milhões de exemplares e colecionam fãs no mundo inteiro. Mas, ao perder seu grande amor, Tom cai em uma profunda crise criativa e se sente incapaz de escrever uma única linha do esperado último livro da trilogia, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar sua dor.

Certa noite, uma misteriosa mulher aparece em sua casa e afirma ser Billie, personagem de seus romances, caída da página do livro para o mundo real por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia. Se Tom não voltar a escrever, ela morrerá.

Juntos, eles saem em uma fabulosa jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. O que ele nem desconfia, porém, é que o destino é caprichoso e talvez as coisas não sejam como ele imagina...

A garota de papel é uma história de amor e suspense que transcende a ficção, uma aventura romântica e bem-humorada.

 

Esse é o primeiro livro do autor que leio, apesar de sempre ouvir falar muito bem dele e ter altas recomendações sobre suas obras. Nem preciso dizer que fiquei encantada com o estilo dele e me apaixonei pela história de Tom e Billie.

Tom é um escritor de sucesso que está escrevendo A Trilogia dos Anjos – livros best sellers e com direitos cinematográficos já comprados. Ele ainda não escreveu o terceiro volume quando conhece Aurore, uma pianista clássica super famosa e que troca de homem como troca de roupa. Claro que a paixão fulminante acaba rápido, deixando Tom um caco de homem, bebendo e usando drogas e sem inspiração alguma para terminar a saga...

Para piorar (sempre que a gente tá por baixo, dá-se um jeito de cair ainda mais) ele começa a enfrentar problemas financeiros e vê tudo o que construiu ir ruindo aos poucos. É quando seus melhores amigos,  Milo e Carole, decidem que está na hora fazer Tom enfrentar a realidade e sair do estupor que se encontra. Mas o que realmente resolve é o aparecimento de Billie, sua personagem secundária na série,  que resolve vir para o mundo real dar um wake up call em Tom e exigir que ele complete a trilogia para que ela possa voltar ao mundo imaginário!

O livro é uma delícia – o relacionamento entre Tom e Billie, autor e criatura, é fantástico e o modo como Billie bebe a vida é lindo demais! Devo confessar que no início Tom me irritou com sua atitude derrotista e por não perceber que Aurore era mulher inconstante e que o que passou, passou... Vê-lo sofrendo e sofrendo por um amor malfadado foi horrível e não via a hora de ele passar uma borracha por cima daquilo e seguir em frente. Billie foi o sopro de vida que ele precisava – se bem que demorou para ele perceber – e quando ele finalmente se abriu, foi aí que me encantei por ele e vi o quanto ele era talentoso!

Fora que há todo um mistério sobre um determinado exemplar que viaja muito e vai mudando a vida de cada pessoa que entra em contato com ele... Adorei seguir a saga desse livro também, além da saga de Tom e Billie e Milo e Carole. Os segredos e reviravoltas que vamos descobrindo no decorrer da leitura só enriquece ainda mais as cenas.

A história mostra bem o quanto livros e personagens mudam a vida dos leitores. As cartas e e-mails que Tom recebe falando o quanto seus livros foram importantes na vida dos leitores – e o fato de Billie ser fundamental para Tom – mostra bem como a simbiose autor-livro-leitor é o que faz da literatura algo mágico e delicioso. E quem nunca desejou que um personagem realmente existisse e viesse ao mundo real não deve ter lido com muita emoção... Um livro absolutamente belo. Recomendo.

0 comentários: