12 de outubro de 2013

Bruxos e Bruxas de James Patterson e Gabrielle Charbonnet

 

No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

Witch & Wizard # 1

 

Conhecia James Patterson dos livros de Alex Cross e foi muito interessante ver que ele também é um bom escritor de YA e Fantasia! Bruxos e Bruxas é uma história com um bom ritmo e um suspense bem pensado.

Tudo começa com Whit E Wisty e seus pais sendo violentamente despertados por soldados da Nova Ordem que vieram prendê-los por Bruxaria. Dois adolescentes – Whit com 17, quase 18; e Wisty com 15 – eles não têm ideia do que estão sendo acusados, nem do que está acontecendo com o mundo em que vivem! Seus pais ficam misteriosamente quietos e não os ajudam na hora da prisão, apenas entregando a eles, como únicos objetos que poderão levar da casa, uma baqueta para Wisty e um diário em branco para Whit.

E assim eles são conduzidos a uma cela, ao julgamento – que é totalmente uma fraude, pois eles não têm direito a defesa – e à prisão, onde enfrentam todo tipo de dificuldades e torturas, inclusive fome e sede. E, através desse calvário todo, eles vão descobrindo que realmente eles têm poderes, mas não fazem ideia de como controlá-los  e usá-los para escapar...

O livro vai num crescendo nos mostrando como Whit e Wisty vão se descobrindo bruxos e poderosos e como isso vai influenciar a vida deles daqui para frente. As aventuras e desventuras são bem legais e conseguem nos fazer rir e nos deixar emocionados. O universo em que a série acontecerá é rapidamente apresentado e alguns personagens secundários vão começando a roubar a cena.  Acho que o único senão é que achei a história um tanto infantil demais  e isso me deixou um tantinho desestimulada, pois esperava algo mais forte e dramático.

Agora, um dos aspectos que me chamaram a atenção  é o fato de a Nova Ordem ter chegado ao poder através do voto e, depois, se tornar uma ditadura tirânica de alto grau! Lembrou o Nazismo  onde a "democracia"  é só uma fachada para o totalitarismo e que só chegou ao poder pelo voto dos cidadãos de bem. Whit e Wisty nunca tinham ouvido falar do Único que é o Único antes de serem presos e sentenciados, sinal de que estavam totalmente desligados do que se passava no mundo ao redor... Um alerta para estarmos atentos a quem colocamos no poder e em quem acreditamos – e bom para fazer os jovens pararem para pensar e observar a cena política com mais cuidado, pois, como diz o livro, eles é que farão o futuro...

0 comentários: