21 de maio de 2014

Love in Touch de Lucy May Lennox

Kassie tem se sentido à deriva desde que seu pai morreu quando ela estava na faculdade. Agora com 24 anos e morando em Seattle, ela se interessa em aprender a linguagem de sinais por causa de seu companheiro de quarto, que é  intérprete de linguagem de sinais. Um dia, em um evento da comunidade de surdos, ela vê um jovem sentado sozinho. Kassie se sente compelida a tentar sinalizar com ele – o fato de ele ser muito bonito não conta.

Jake nasceu surdo e cego. Sua deficiência o cortou do mundo, mas debaixo de seu exterior isolado há um rapaz esperto e doce e com um senso de humor seco. Apesar das probabilidades, ele é altamente educado, mas aos 26, ele se vê preso, com poucos amigos e sem planos de carreira claros. Até que uma garota com cheiro doce se apresenta a ele inesperadamente e lhe abre todo um mundo novo.

Jake é mais inteligente e genuíno do que qualquer um que ela já conheceu e, pela primeira vez, Kassie começa a sentir que sua vida tem uma direção. Mas quando a amizade entre eles se aprofunda a algo mais, a dificuldade de comunicação entre eles apenas aumenta, e parece que todo mundo que eles conhecem acha que o relacionamento não vai dar certo. Como eles poderão chegar a um entendimento mais profundo um do outro e encontrar um futuro juntos?

 

Esse livro estava gratuito na Amazon e me interessei pelo resumo. Nunca tinha lido sobre um personagem surdo e cego antes e fiquei curiosa para ver como se desenrolaria a história. Devo dizer que me encantei com os personagens e com o modo como a autora desenvolveu o assunto.

Kassie começou a estudar a linguagem de sinais por causa de Erik, o rapaz com quem divide o aluguel. Erik é filho de pais surdos e sempre utilizou os sinais. Ela está encantada em aprender a linguagem  e se mostra uma estudante dedicada. Tanto que acaba acompanhando o amigo a uma reunião onde os membros são surdos/cegos – pessoas que estão perdendo a visão por diversos motivos. E é nessa reunião que Kassie vê Jake pela primeira vez.

Jake nasceu surdo e cego. Ele é um homem muito bonito e atrai a atenção de Kassie. Mas para se comunicar com ele, ela precisa da ajuda de Carter, que é o interventor de Jake, que se comunica usando um alfabeto diferente da linguagem de sinais que Kassie está acostumada: o alfabeto manual de cegos/surdos. Essa comunicação é feita através de toques na mão onde dependendo do toque é uma letra.

Kassie se interessa em aprender essa linguagem também e, no próximo encontro, ela tenta conversar com Jake dessa maneira e eles conseguem trocar os endereços de e-mail antes de a comunicação se degringolar. Kassie não consegue sinalizar rápido e Jake tem dificuldade em acompanhar e há um mal entendido entre eles. Mas quando Kassie está perdendo as esperanças de fazer amizade com Jake, ela recebe um e-mail dele, onde ele se explica e esclarece alguns pontos para ajudá-la. E, através do e-mail, os dois começam a trocar mensagens instantâneas e vai surgindo uma amizade muito linda entre os dois, pois com a facilidade de "conversar" online eles conseguem se abrir um com o outro e ir mostrando as personalidades e gostos e se descobrindo. Kassie percebe que Jake é um rapaz muito inteligente – chegando inclusive a frequentar a universidade por um tempo, apesar de ter de abandonar por falta de materiais para estudo e desinteresse da maioria dos professores em proporcionar livros e textos em braile para ele poder acompanhar as aulas.

Só que pessoalmente os dois ainda enfrentam algumas dificuldades de comunicação... Mas isso não impede nem diminui a vontade de se ver e se tocar e conviver um com o outro. E é muito lindo ver Kassie e Jake ir vencendo cada dificuldade, enfrentar cada adversidade e mostrar que quando se tem vontade e amor tudo é possível. Mesmo com os amigos dela achando que ela é louca por se envolver com um "deficiente" e os pais dele com medo de ele se machucar, os dois não desistem de se dar uma chance. E o interessante é que vemos um abrindo todo um mundo novo para o outro!

Gostei muito do modo como a autora nos leva pela mão ao descrever a vida de Kassie e Jake. Vemos Jake adulto e capaz de se comunicar – com muita dificuldade e só com quem tem interesse – e ficamos pensando como ele chegou até ali. Não dá para não imaginar a dificuldades e barreiras que os pais dele enfrentaram para que ele se desenvolvesse. E também é difícil não se comover com a dificuldade que uma pessoa cega e surda deve se deparar diante da vida!

A história, apesar de romântica, não deixa de mostrar as dificuldades que o relacionamento de Kassie e Jake enfrentam. Um livro muito lindo e sensível.

0 comentários: