12 de abril de 2009

BROKEN WING de Judith James

BrokenWingJudithJames2917_f

Abandonado quando criança e criado em um bordel, Gabriel St. Croix nunca conheceu carinho, amizade ou afeição. Embora fluente em sexo, ele nada sabe sobre amor. Perdido e sozinho dentro de um mundo de pesadelo, tudo o que ele sempre quis era sua companhia e um lugar a que pertencer. Escondendo feridas físicas e emocionais atrás de uma fachada fria, seu único relacionamento era com um menino a quem ele passou os últimos cinco anos protegendo da brutal realidade do ambiente em que viviam. Mas tudo isto está para mudar. A família do garoto o encontrou, e estão vindo para buscá-lo.

Sarah Munroe se culpa pelo desaparecimento do irmão. Quando ele é localizado, seguro e sem ferimentos apesar do local onde estava vivendo, Sarah jura ajudar o homem que o resgatou e protegeu quando ela não pode. Com amorosa paciência, ela ajuda Gabriel a encarar seus demônios e o ensina a confiar na amizade e no amor. Mas quando o passado volta a perseguí-lo, Gabriel deve encará-lo sozinho.

Transformando-se em mercenário, pirata e um jogador profissional, Gabriel viaja para Londres, França e à Costa Bárbara numa tentativa desesperada de encontrar Sarah novamente e tudo o que aprendeu sobre o amor. No caminho, contudo, ele irá descobrir que a viagem mais perigosa, e o maior de todos os jogos, estão dentro das profundezas escuras de seu próprio coração.

Esse resumo me conquistou. Decidi, então, ler o livro e o achei muito bom.

Judith James cria personagens que fogem da fórmula do romance histórico. Aqui, o herói é um prostituto, um jovem que não teve chance na vida de se tornar outra coisa. Gabriel foi abandonado ainda criança em um bordel. Quando tinha 14 anos, foi vendido a um nobre, que além de o usar sexualmente, o educou como pajem. Assim, Gabriel aprendeu música, a ler e a escrever, a cavalgar, enfim, tudo que um rapaz nobre aprenderia. Mas essa vida durou pouco. Aos 16 tentou fugir e foi punido severamente e devolvido ao bordel onde vivia. Depois de um tempo, um menino inglês – James – também chega ao bordel e Gabriel o toma sob sua proteção. James tem 5 anos e Gabriel o ensina a ler e a escrever, o protege e defende a um alto custo a si mesmo. Depois de cinco anos, a família de James o encontra e parte para a França para resgatá-lo.

Sarah e Ross, seu meio irmão e Conde de Huntington, chegam ao bordel para resgatar James. Eles não sabem o que encontrarão ou em que estado James estará, mas estão decididos a levá-lo de volta à Cornualha. Com surpresa vêem que James ainda é um menino inocente e sem ferimentos. Ele conta a seus parentes que Gabriel o protegia como a um irmão e que não partirá sem ele. Ross é contra a idéia de levar um homem com esse passado para casa, mas Sarah o convence e diz que devem fazer isso, pelo menos, até James se acostumar a nova vida.

Quando Gabriel encontra Sarah e Ross pela primeira vez ele é cínico e se mostra brutalmente indiferente e provocador. Mas, ao receber a proposta de trabalhar por um ano como companheiro de James, com um salário que lhe proporcionaria independência e saída dessa vida, ele aceita de imediato.

Na Cornualha, Gabriel e Sarah começam um relacionamento de agressão e que depois para a confiança e que os leva ao amor. Gabriel, a princípio, quer chocar Sarah, fazê-la enxergar que tipo de homem ele é: um homem que vendia seu corpo por dinheiro, que aceitava e sofria as piores perversões. Mas Sarah só enxerga um menino apavorado, um homem que, apesar das dificuldades e da falta de amor e da solidão, não se degradou, não se tornou mau, nem sádico, nem abusador. A forma como Judith James retrata esse relacionamento é muito bonita! Sarah e Gabriel vão se descobrindo e se conhecendo aos poucos, trocando segredos e histórias.

A vida de Sarah também não foi fácil. Obrigada a se casar aos 16 anos com um velho, por um tio que assumiu o comando da família quando Ross foi dado como morto, Sarah foi praticamente estuprada e, não aguentando, fugiu do marido. James, que seria o herdeiro de Ross, tinha apenas cinco anos e desapareceu quando era enviado ao internato. Agora ela é viúva, mas não quer mais compromisso com homem algum.

Sarah tem um primo, Davey, que é capitão de navio – corsário, segundo ele, pirata, segundo Ross. Davey e Ross treinam Gabriel para se tornar marinheiro e aprender a lutar. Gabriel, mesmo quando vivia no bordel, sentia o chamado do mar, então foi fácil para ele se adaptar a essa nova vida. É lindo ver Gabriel feliz, pois para quem não tinha esperança alguma, ele encontrou uma família, uma profissão e o amor. Mas, o destino sempre prega peças e o amor de Gabriel e Sarah vai ser posto a teste.

Uma nova autora para mim, Judith James me conquistou. Apareceu um outro personagem no livro – Jacques, Chevalier de Valmont. Espero que ela escreva algo sobre ele também.

Um Trecho:

Gabriel se sentia embriagado, como se tivesse passado por um espelho de contos de fadas e caído em um mundo encantado. Ele sabia que estava apaixonado por ela, profundamente, docemente, loucamente apaixonado. Seu mundo era escuro e sem cores antes de ela entrar em sua vida, destituído de qualquer emoção forte, exceto ódio, desespero e medo. Ela abriu seus olhos para o maravilhoso, o recebeu em seu lar tão ardentemente quanto a seus irmãos, ou Davey. Ela preenchia cada pensamento que tinha quando acordado e seus sonhos quentes e desejosos, mantendo os pesadelos longe e lhe dando uma razão para desejar o sono, ao invés de o temer. Ele era sempre respeitador, cuidadoso em não arriscar o laço que crescia entre eles, e ele estava verdadeiramente feliz pela primeira vez em sua vida.”

3 comentários:

Bia disse...

Além da história parecer interessante, a capa é linda!!!

Bjs

Tonks71 disse...

Mais um que deveriam lançar aqui, como comentei na postagem do INTO THE FLAME de Christina Dodd, a gente fica só babando com as suas sugestões, afff, a Nova Cultural e a Harlequin Books deviam usar o seu blog para escolherem os próximos lançamentos.

Regina disse...

Obrigada meninas!

Tonks, quem sabe não o lançam como Clássico Histórico Especial?

Agora, quanto aos da Christina Dodd, acho que vão ser lançados por aqui sim (afinal estão lançando quase todos os livros dela!). Não sei se no Bestseller ou Bianca Místico, visto serem sobrenaturais e contenporâneos. Li os quatro livros dessa série - Darkness Chosen - e vi que ela só entrou para a lista dos mais vendidos do NYT a partir do terceiro volume (Into the Shadow). Adoro os irmãos Wilder!

bjs