19 de dezembro de 2009

Noturno de Guilherme Del Toro e Chuck Hogan

Noturno

Nova York, aeroporto JFK. O Boeing 777 da Regis Airlines, vindo de Berlim, aterrisa na hora prevista. Subitamente, na pista de pouso, seu motor para. As janelas se fecham. As luzes se apagam. Os canais de comunicação se silenciam. A equipe de terra se perde numa espera aflitiva por algum sinal dos passageiros.

Considerando a possibilidade de um ataque biológico, o Centro de Controle de Doenças é acionado e o Dr. Eph Goodweather, responsável pelo projeto Canário, responde ao chamado. Ao subir a bordo, seu sangue gela com o que vê.

Harlem Espanhol, rua 118. Numa loja de penhores, um sobrevivente do Holocausto, Abraham Setrakian, cujos estudos de folclore da Europa Oriental levaram-no para os mais obscuros cantos do mundo, intui que algo grave está prestes a acontecer. Sabe que a hora chegou e que a guerra está apenas começando.

Uma pandemia vampírica se espalha por toda a cidade de Nova York e irrompe numa batalha sem proporções. Eph se une a Setrakian e a um grupo inusitado de combatentes para neutralizar a ação do vírus e salvar sua cidade – antes que seja tarde demais.

Guilherme del Toro, criador visionário de O Labirinto de Fauno, e Chuck Hogan, autor consagrado pelo prêmio Hammett, trazem sua imaginação para esse épico de coragem e audácia, sobre uma batalha entre homens e vampiros que ameaça toda a humanidade. Noturno é o primeiro livro da Trilogia da Escuridão, um fenômeno que promete conquistar o mundo.

Adorei esse livro! Uma história muito bem contada, com um roteiro muito bem definido e trabalhado. Conforme ia lendo, dava para ver as cenas, como num filme.

O começo, com a tensão para se saber o que havia acontecido no avião, é eletrizante. Depois, conforme se vai apresentando os personagens e vamos nos inteirando da história, o ambiente vai ficando cada vez mais sombrio, até chegar ao terror. Muito interessante o modo como os fatos vão se sucedendo e nos enredando.

É interessante, também, o modo como Eph e Nora vão tendo de aceitar a realidade – vampiros existem e estão em Nova York – ao mesmo tempo em que tal fato vai sendo explicado a nós leitores. O fato de que o vampirismo é uma contaminação por vírus torna tudo mais fantástico.

E o Mestre – que figura mais medonha! Uma história onde os vampiros são realmente maus e assustadores.

O único senão é que ainda não vi nada sobre o segundo volume da trilogia. E minha ansiedade e curiosidade estão a mil… Dei uma olhada no site que está indicado no final do livro para ver se tem a previsão de lançamento Na parte da entrevistas com os autores achei:

Noturno é o primeiro romance de uma trilogia. Você pode dar uma dica para nós do que vem a seguir?

  • GDT: O segundo romance é mais sombrio – a humanidade perde a sua vantagem e tem um vislumbre do que o futuro reserva para os vampiros enquanto busca as origens míticas de tudo que está acontecendo. Vamos visitar algumas memórias familiares e aprender mais sobre Setrakian, e Gus vai nos levar a uma inesperada aliança. Nova York se encontra sob lei marcial, e encontrar um meio de sair de lá é uma das maiores subtramas do livro. Já o terceiro romance é absolutamente enorme, tanto nas implicações quanto no alcance. Ele traz uma releitura totalmente inovadora do vampirismo.

Aguardo ansiosa!!! Mas se demorar muito, vou acabar relendo…

7 comentários:

romancesinpink disse...

Que bom que você gostou! É um dos meus livros no desafio literário de 2010 by RG. Mês do escritor latino-americano.

Será que aguento esperar até abril?

bjos

Luka disse...

Eu já estava com vontade de ler esse livro, depois da sua resenha a vontade só aumentou !
Beijos de fada.
Luka.

Náh disse...

olá!
Estou doida para ler esse livro! Buáááá....
Acabei de atualizar o blo... Passa lá!
Beijos,
Náh*

Carla Fernanda disse...

Oi, Regina!

Tem selinho para você no meu blog.

Beijos.

Débora Lauton disse...

Esse livro é realmente muito bom... até eu que não sou grande fã do gênero, gostei...

beijos e boa semana...

La Sorcière disse...

Olá!!!
Este livro foi uma das minhas melhores leituras do ano!! Fiquei fã dos autores!! Emprestei ele para umas 5 pessoas!!
Esperando ansiosamente pela continuação:)
Bjs

Carla Martins disse...

Esse aí já ta na minha lista!!! Ouvi falar muito bem dele!

Vim te desejar um Feliz Natal e um 2010 maravilhoso! Amanhã viajo e só volto dia 04...até a volta!

beijos!