22 de abril de 2010

Os Setes de André Vianco (Desafio Literário – Abril)

Button-Desafio-literário

Abril / 2010 – Autor Latino-Americano

Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados acusados de bruxaria.

Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do Departamento de História da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda…

Já tinha visto algumas resenhas sobre o livro Sétimo de André Vianco e comprei-o juntamente com alguns outros títulos do autor. Estavam em minha pilha já algum tempo quando surgiu o Desafio Literário. Aproveitei e inclui André em minha lista de leitura. Os Sete é predecessor de Sétimo, portanto a escolha.

Minha irmã leu esse livro antes de mim e detestou! Falou que eu não ia gostar também, pois o autor é cheio de detalhes e escreve tudo explicadinho… Mas ela se enganou! Eu gostei da trama e achei que André teve uma grande sacada ao escrever o livro mostrando os vampiros como seres assombrados com a nossa tecnologia e ávidos em aprender e entender o que se passava. O que mais me agradou no livro foi esse “choque cultural” que a viagem no tempo (afinal os Sete ficaram adormecidos por cinco séculos) provocou. Mas não deixe esse assombro te enganar! Eles são maus, cruéis e extremamente inteligentes.

Como diz o resumo, os vampiros estavam presos em uma caixa de prata. E essa caixa tinha uma inscrição:

Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar esse túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e  o Santo Papa vos protejam”

Além disso havia sete palavras: Inverno, Lobo, Tempestade, Gentil, Espelho, Acordador, Sétimo. Claro que, o aviso foi ignorado e daí temos a história. Há muita perseguição, mortes, suspense e o melhor é que tudo se passa no Brasil, em lugares que podemos conhecer e com muito realismo.

Realmente, minha irmã tinha razão em uma coisa: o livro é mesmo cheio de detalhes e se torna um pouco cansativo, mas a criatividade do autor e as reviravoltas da trama prendem a atenção e fazem com que a gente queira chegar logo ao final para ver o que vai acontecer. E agora, tenho de ler Sétimo e ver como a história prossegue…

12 comentários:

Aline T.K.M. disse...

Ótimo post! Há uns 6 ou 7 anos eu comecei a ler Os Sete, mas aí aconteceram uns rolos e probleminhas e acabei abandonando a leitura no meio. Não me lembro de muitos detalhes, mas agora lendo seu post fiquei com vontade de ler o livro de verdade agora!

Bjo!

Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

BeliM disse...

Apesar de gostar muito de história que envolvam vampiros, fantasias, suspense, etc e tal... Não conheço muito bem Andre Vianco... Alias, eu não conheço muito bem os autores nacionais que escrevem esse tema... Vc realmente me deixou curiosa para ler essa obra... Afinal, é uma aventura de vampiro no Brasil!!! Interessante...Já está na minha lista...
Bjuss

Leitura Nossa disse...

Eu gostei muito de Os Setes e do Sétimo... os outros livros da série eu não gostei... achei muito fantasiosos (tá, eu sei que vampiros no Brasil é fantasia, mas teve umas coisas muito forçadas depois disso).
Enfim, acho que já li uns 6 livros do autor, mas só gostei desses dois primeiros...

beijos,
Dé...

Cynthia Santos disse...

Fã de carteirinha do André Vianco se apresentando!!
Amei esse livro, e olha que sou meio enjoada com histórias ambientadas no Brasil... mas Andre´sabe amarrar tudo muito bem, e o gosto do suspense, então, é dos melhores!
Ótima escolha!
Beijo grande!

Laura disse...

Eu li Os Sete há anos atrás na primeira leva que saiu e que Vianco ficou famoso, e achei bem legal, mas quando continuei com os outros da série de vampiros dele, já não gostei muito. Mas Os Sete é realmente bacana, e o mais interessante é ser de autor brasileiro dando um toque super diferente num cenário que tão bem conhecemos.

Abraço!

naomi disse...

li os sete já faz anos, mas lembro que gostei. vianco consegue criar um clima de mistério e terror antecipado muito bom.

24por7 disse...

Meu irmão adora os livros desse autor - o que é surpreendente já que ele não gosta de livros em geral...
Nunca me animei muito, mas a sua resenha está tentadora! Vou dar uma chance à ele!
Bjs

Anônimo disse...

Nao me animo com os vampiros, apesar de sua resenha ser bem empolgante!!! Beijos

Fernanda Assis disse...

Nossa adorei sua escolha.

Sou fã dos livros de Vianco, depois de ler Sétimo você tem que ler a trilogia Bento, é o que eu mais gosto do autor.

bjoo

Nanda (Viagem Literária)

Kézia Lôbo disse...

Adorei a escolha.. E otima resenha
André Vianco é o maximo!!!

C. Vieira disse...

Eu já havia lido Os Sete e parei pouco antes de terminar Sétimo.

Vianco demonstrou ser um ótimo escritor. Principalmente por ter fugido do feijão-com-arroz que sempre parece envolver as produções brasileiras. Ele foi ao extremo e criou um mundo vampírico em terras tupiniquins!

Bem, tenho que confessar que tenho certa reserva com literatura fantástica mas gostei de Os Sete. E mais ainda de sua resenha. De primeira!

Grande abraço pra ti, querida!

Vivi disse...

Fico feliz que o desafio lhe proporcionou mais essa descoberta prazerosa, Rê. Como sempre me alegro com a sua participação.

Beijocas