30 de novembro de 2013

Adeus à Inocência de Drusilla Campbell

Madora tinha 17 anos quando Willis a “resgatou”. Distante da família e dos amigos, eles fugiram juntos e, por cinco anos, viveram sozinhos, em quase total isolamento, no meio do deserto da Califórnia. Até que ele sequestrou e aprisionou uma adolescente, não muito diferente do que Madora mesmo era, há alguns anos...

Então, quando todas as crenças e esperanças de Madora pareciam sem sentido — e o pavor de estar vivendo ao lado de um maníaco começava a fazê-la acordar —, Django, um garoto solitário, que não tinha mais nada a perder depois da morte trágica de seus pais, entrou em sua vida para trazê-la de volta à realidade.

Quem sabe, juntos, Django, Madora e seu cachorro Foo consigam vislumbrar alguma cor por trás do vasto deserto que ajudou a apagar suas vidas?

Uma história linda, delicada e forte como o deserto em que se passa! Madora vive em completo isolamento, numa casa que fica no final de uma estrada deserta e vive só para Willis, seu namorado e protetor. Claro que agora ela tem de cuidar também de Linda, uma jovem grávida "resgatada" por Willis e que vive trancada num trailer no quintal.

Madora é uma mulher inocente e caridosa. A gente vê o coração puro dela na forma como ela resgata os animais feridos e abandonados. Seu cão, Foo, é um deles. Único sobrevivente de uma ninhada de pitbulls deixados para morrer numa caixa abandonada no deserto, ele é hoje o principal companheiro de Madora – e o catalisador  para trazer Django até a casa isolada.

Django é um menino de 12 anos passando por uma fase terrível! Filho de uma grande estrela do rock, ele perde os pais num acidente de carro e se vê, de repente, tendo de deixar sua mansão em Beverly Hills para morar numa cidadezinha no interior junto com uma tia a quem nunca viu. Inteligentíssimo, ele se vê abandonado pelos amigos e com dificuldade de lidar com sua nova situação e sentimentos. Madora e Foo são uma válvula de escape da dura realidade. Ela o ouve sem julgar e, ao ver o modo como ela vive, ele acha que está fazendo um favor em ajudá-la a ver a realidade.

Juntos, Django e Madora vão praticamente se salvando, pois essas horas roubadas os vão fazendo perceber que há muito mais na vida do que o que estão enfrentando. E é esse abrir de olhos que vai levar a toda uma tomada de atitude da parte de ambos!

Correndo por fora na história da amizade que vai se formando, temos a tia Robin, uma mulher super fechada e com medo de mudança, que, além de se ver tendo de cuidar de um sobrinho que nunca vira, recebe uma proposta de emprego que pode levá-la a melhorar muito sua situação e sua vida. Ver o relacionamento truncado de Django e sua tia, e a facilidade que ele tem para conversar com Madora é muito interessante, pois são duas novas mulheres na vida do menino e super diferentes uma da outra!

Adorei a linguagem da autora e o modo como ela foi desenvolvendo a trama. Sempre que eu esperava que ela seguisse por um caminho, ela me surpreendia com uma reviravolta totalmente imprevisível! Os sentimentos, os comportamentos e a visão de mundo dos personagens são muito bem exploradas e emocionam o leitor.  Um livro belo e surpreendente!

0 comentários: