4 de agosto de 2010

Sinful de Charlotte Featherstone

sinful_605439 Na Inglaterra Vitoriana, vícios de todos os tipos podem ser comprados e Matthew, o Conde de Wallingford, certifica-se de beneficiar-se de cada prazer possível. Entediado e cansado, ele é tão famoso por sua frieza, quanto por seus relacionamentos imorais com belas mulheres.

Enquanto esses numerosos flertes preenche as necessidades físicas de Matthew, eles secretamente  deixam-no embotado e emocionalmente vazio. Até uma noite, quando se vê espancado, com os olhos enfaixados e aos cuidados de uma enfermeira com a voz de anjo – e um toque gentil que acalma a escuridão dentro dele e o faz ansiar por mais.

E Jane Rankin é uma humilde enfermeira, considerada tímida e sem atrativos pela maioria. Não há lugar para ela entre os lords e ladies da aristocracia – apesar do crescente desejo de Matthew pelo fogo que queima por debaixo da fachada séria. E então há o segredo de Matthew. Um segredo tão humilhante e escandaloso que poderá destruir todos a quem ele ama. Um pecado, ele teme, que nem mesmo o amor de uma boa mulher poderá apagar…

Um romance intenso, supreendente e belo! O resumo acima me atraiu e a história criada por Charlotte me encantou e me fez rir e chorar e sofrer e amar junto com Matthew e Jane.

Logo no começo do livro percebemos o quanto Matthew é sofrido! E não demoramos a perceber que ele sofreu abuso sexual na infância. Esse fato o fez ficar frio, distante, não suportar ser tocado e encarar o sexo como algo apenas  físico e animal e punitivo – tanto para ele quanto para suas parceiras.

Outro diferencial é que, ao invés dos salões de bailes e debutantes, vemos a sordidez dos bordéis, dos prostíbulos e da imoralidade da nobreza que se faz de pudica e cheia de moral em público e, no privado, se joga em todo vício e prazer e perversão que o dinheiro possa comprar.

Depois de mais uma noite de bebedeira e prazeres, Matthew se vê atacado por assaltantes e é ferido na cabeça. Como estava na parte mais perigosa e pobre da cidade, acaba indo parar no Hospital Universitário de Londres, onde é cuidado por Jane.

Jane é outra personagem sofrida. Ela é filha bastarda de um aristocrata. Sua mãe era amante do safado que, depois de se casar com a mulher escolhida pela familia, jogou Jane (então com sete anos) e sua mãe na rua, sem nada. A mãe dela então se tornou prostituta. E assim Jane cresceu na miséria e no abandono, até ser recolhida por uma Lady que a educou e a transformou em dama de companhia.

Lady Blackwood também não é uma mulher qualquer. Depois de cansar de apanhar do marido, ela pede o divórcio e vai morar sozinha. Pária na sociedade, ela incute em Jane o desejo de aprender a se manter sozinha, sem depender da ajuda de homem algum. Jane a ama como a uma mãe e faz tudo por ela, inclusive trabalhar de enfermeira no Hospital Universitário, como forma de pagar as dívidas médicas da velha senhora.

Jane e Matthew são tão diferentes quanto a noite do dia! Ele belo, frio, com língua ferina. Ela, sem atrativos físicos, amorosa e tímida. Mas os dois vem de um passado sofrido, torturado. O encontro de almas é lindo, mas para os dois se aceitarem e se entenderem vai um bom tempo. Há muita dor e desconfiança e orgulho e segredos entre eles e isso faz com que a descoberta e entrega ao que realmente sentem um pelo outro seja um processo muito difícil e sofrido.

Sem dar muitos spoilers não posso deixar de comentar que Jane – o patinho feio – não muda fisicamente. Ela continua a usar óculos, com suas sardas, suas roupas simples e sem enfeites. Mas Matthew vai aprendendo a considerá-la linda e a vê-la cada vez mais encantadora. E Jane vai conseguindo descobrir que “seu” Matthew vive escondido e amedrontado dentro do devasso Wallingford.

E nós, leitores, vamos vendo a maestria de Charlotte ao conseguir nos mostrar as menores nuances dos sentimentos dos personagens e nos surpreender com uma trama pouco comum e com muitas reviravoltas. O final foi mesmo uma surpresa – estava louca para ver como ela ia fazer para resolver as situações que criou e, apesar de não ser bem o que eu esperava, foi o mais certo para os personagens e trama e época. E não posso negar que foi muito bom!

E, para agradar seus leitores, ela ainda disponibilizou um epílogo de 25 páginas no site dela – um verdadeiro deleite.

8 comentários:

Karol disse...

Nossa, esse livro parece lindo. Fiquei morrendo de vontade de ler.

Aliás, eu adoro as suas resenhas, você escreve muito bem - apesar de eu não comentar muito (fallha minha).

Mas, parabéns seu blog é ótimo. Eu venho aqui sempre que eu tenho tempo.,

Um abraço!

---------------------------------
Ganhe um Ipad ou 100 livros:

http://blogdefadas.blogspot.com/2010/08/promocao-imperdivel-ganhe-100-livros-ou.html

Nilza Paula disse...

Oi Regina!!
Tenho que concordar com a Karol, suas resenhas são perfeitas.... Tenho que passar logo no concurso para conseguir comprar todos os livros que quero.....Antes que eu vá à falência!!!!
Este já entrou para a minha lista de desejados!!!
Temos que marcar aquele tour por SP! Vê se aparece!
Beijos
Nilza

Anônimo disse...

Assino em baixo de tudo que as meninas falaram.Você é show Regina!
Fiquei ansiosíssima pra ler este livro,parece muito bom!Tem continuação dele Regina ou entendi errado?
P.S:Sem falar que amei a capa,que bundinha o modelo tem...rsrsrs.

Bjs,Diana

Regina disse...

Karol, Nilza e Diana...

Obrigada pelo carinho!

O livro é realmente muito bom! E, Diana, não é uma continuação, é um epílogo mesmo. A autora disse que, por problemas com a edição (número de páginas e coisas assim) ela deixou o epílogo de fora (é mais para nos mostrar como os personagens estão, pq o final é muito bom!). Então ela falou com sua editora e resolveu publicar esse epílogo no site dela. E, nem preciso dizer que amei!

Tem um livro antes desse - Addicted - que fala sobre um casal que aparece nesse livro. Parece que Matthew também aparece por lá, pois é o melho amigo do Raeburn. Logo vou lê-lo também!

bjs

karyne disse...

Oi flor.....amei a resenha, esse romance me deu água na boca. Sabe muito difícil ter uma mocinha feia nos romances, isso instiga nossa curiosidade de ler. Obrigada pelo presente. A lista esta só que enche quando entro no seu blog.
Bjs
ka

Anônimo disse...

Tô louca pra ler esse livro,faz tempo que venho aqui pra ver se vc já tnha lido e ver sua opinião.Já vi que estava certa,e vou ficar aguardando a tradução,bjs.

Leila Abreu disse...

Acabei de ler o livro, e vim na rede buscar mais informações sobre a autora, me surpreendendo com sua resenha, linda, clara, e sem estragar a surpresa :-).
Eu adorei esse livro, ele é emocionante e como vc falou a autora encontrou uma forma de resolver todos os impasses, o epílogo foi maravilhoso, não vou mentir, me emocionei com muitas cenas e fiquei na maior aflição com outras.
Pra quem ainda não leu, recomendo, tem de tudo, desde de o mais tenro romance à mais tórrida noite de amor.
Parabens pelo blog. Acabaste de ganhar nova leitora.

Anônimo disse...

Já li este livro três vezes. Amei a Jane e o Matty. História magnífica e final feliz como esperado. Afff. Chorei. rsrrs. E gostaria de sugerir uma canção para o casal, tal como a autora se inspirou com a Uninvited da Alanis. Acho que a música You Get Me, interpretada pelo Seal é perfeita para eles.

http://www.youtube.com/watch?v=GFDSR5oisj4