Na Inglaterra Vitoriana, vícios de todos os tipos podem ser comprados e Matthew, o Conde de Wallingford, certifica-se de beneficiar-se de cada prazer possível. Entediado e cansado, ele é tão famoso por sua frieza, quanto por seus relacionamentos imorais com belas mulheres.
Enquanto esses numerosos flertes preenche as necessidades físicas de Matthew, eles secretamente deixam-no embotado e emocionalmente vazio. Até uma noite, quando se vê espancado, com os olhos enfaixados e aos cuidados de uma enfermeira com a voz de anjo – e um toque gentil que acalma a escuridão dentro dele e o faz ansiar por mais.
E Jane Rankin é uma humilde enfermeira, considerada tímida e sem atrativos pela maioria. Não há lugar para ela entre os lords e ladies da aristocracia – apesar do crescente desejo de Matthew pelo fogo que queima por debaixo da fachada séria. E então há o segredo de Matthew. Um segredo tão humilhante e escandaloso que poderá destruir todos a quem ele ama. Um pecado, ele teme, que nem mesmo o amor de uma boa mulher poderá apagar…
Um romance intenso, supreendente e belo! O resumo acima me atraiu e a história criada por Charlotte me encantou e me fez rir e chorar e sofrer e amar junto com Matthew e Jane.
Logo no começo do livro percebemos o quanto Matthew é sofrido! E não demoramos a perceber que ele sofreu abuso sexual na infância. Esse fato o fez ficar frio, distante, não suportar ser tocado e encarar o sexo como algo apenas físico e animal e punitivo – tanto para ele quanto para suas parceiras.
Outro diferencial é que, ao invés dos salões de bailes e debutantes, vemos a sordidez dos bordéis, dos prostíbulos e da imoralidade da nobreza que se faz de pudica e cheia de moral em público e, no privado, se joga em todo vício e prazer e perversão que o dinheiro possa comprar.
Depois de mais uma noite de bebedeira e prazeres, Matthew se vê atacado por assaltantes e é ferido na cabeça. Como estava na parte mais perigosa e pobre da cidade, acaba indo parar no Hospital Universitário de Londres, onde é cuidado por Jane.
Jane é outra personagem sofrida. Ela é filha bastarda de um aristocrata. Sua mãe era amante do safado que, depois de se casar com a mulher escolhida pela familia, jogou Jane (então com sete anos) e sua mãe na rua, sem nada. A mãe dela então se tornou prostituta. E assim Jane cresceu na miséria e no abandono, até ser recolhida por uma Lady que a educou e a transformou em dama de companhia.
Lady Blackwood também não é uma mulher qualquer. Depois de cansar de apanhar do marido, ela pede o divórcio e vai morar sozinha. Pária na sociedade, ela incute em Jane o desejo de aprender a se manter sozinha, sem depender da ajuda de homem algum. Jane a ama como a uma mãe e faz tudo por ela, inclusive trabalhar de enfermeira no Hospital Universitário, como forma de pagar as dívidas médicas da velha senhora.
Jane e Matthew são tão diferentes quanto a noite do dia! Ele belo, frio, com língua ferina. Ela, sem atrativos físicos, amorosa e tímida. Mas os dois vem de um passado sofrido, torturado. O encontro de almas é lindo, mas para os dois se aceitarem e se entenderem vai um bom tempo. Há muita dor e desconfiança e orgulho e segredos entre eles e isso faz com que a descoberta e entrega ao que realmente sentem um pelo outro seja um processo muito difícil e sofrido.
Sem dar muitos spoilers não posso deixar de comentar que Jane – o patinho feio – não muda fisicamente. Ela continua a usar óculos, com suas sardas, suas roupas simples e sem enfeites. Mas Matthew vai aprendendo a considerá-la linda e a vê-la cada vez mais encantadora. E Jane vai conseguindo descobrir que “seu” Matthew vive escondido e amedrontado dentro do devasso Wallingford.
E nós, leitores, vamos vendo a maestria de Charlotte ao conseguir nos mostrar as menores nuances dos sentimentos dos personagens e nos surpreender com uma trama pouco comum e com muitas reviravoltas. O final foi mesmo uma surpresa – estava louca para ver como ela ia fazer para resolver as situações que criou e, apesar de não ser bem o que eu esperava, foi o mais certo para os personagens e trama e época. E não posso negar que foi muito bom!
E, para agradar seus leitores, ela ainda disponibilizou um epílogo de 25 páginas no site dela – um verdadeiro deleite.
8 comentários:
Nossa, esse livro parece lindo. Fiquei morrendo de vontade de ler.
Aliás, eu adoro as suas resenhas, você escreve muito bem - apesar de eu não comentar muito (fallha minha).
Mas, parabéns seu blog é ótimo. Eu venho aqui sempre que eu tenho tempo.,
Um abraço!
---------------------------------
Ganhe um Ipad ou 100 livros:
http://blogdefadas.blogspot.com/2010/08/promocao-imperdivel-ganhe-100-livros-ou.html
Oi Regina!!
Tenho que concordar com a Karol, suas resenhas são perfeitas.... Tenho que passar logo no concurso para conseguir comprar todos os livros que quero.....Antes que eu vá à falência!!!!
Este já entrou para a minha lista de desejados!!!
Temos que marcar aquele tour por SP! Vê se aparece!
Beijos
Nilza
Assino em baixo de tudo que as meninas falaram.Você é show Regina!
Fiquei ansiosíssima pra ler este livro,parece muito bom!Tem continuação dele Regina ou entendi errado?
P.S:Sem falar que amei a capa,que bundinha o modelo tem...rsrsrs.
Bjs,Diana
Karol, Nilza e Diana...
Obrigada pelo carinho!
O livro é realmente muito bom! E, Diana, não é uma continuação, é um epílogo mesmo. A autora disse que, por problemas com a edição (número de páginas e coisas assim) ela deixou o epílogo de fora (é mais para nos mostrar como os personagens estão, pq o final é muito bom!). Então ela falou com sua editora e resolveu publicar esse epílogo no site dela. E, nem preciso dizer que amei!
Tem um livro antes desse - Addicted - que fala sobre um casal que aparece nesse livro. Parece que Matthew também aparece por lá, pois é o melho amigo do Raeburn. Logo vou lê-lo também!
bjs
Oi flor.....amei a resenha, esse romance me deu água na boca. Sabe muito difícil ter uma mocinha feia nos romances, isso instiga nossa curiosidade de ler. Obrigada pelo presente. A lista esta só que enche quando entro no seu blog.
Bjs
ka
Tô louca pra ler esse livro,faz tempo que venho aqui pra ver se vc já tnha lido e ver sua opinião.Já vi que estava certa,e vou ficar aguardando a tradução,bjs.
Acabei de ler o livro, e vim na rede buscar mais informações sobre a autora, me surpreendendo com sua resenha, linda, clara, e sem estragar a surpresa :-).
Eu adorei esse livro, ele é emocionante e como vc falou a autora encontrou uma forma de resolver todos os impasses, o epílogo foi maravilhoso, não vou mentir, me emocionei com muitas cenas e fiquei na maior aflição com outras.
Pra quem ainda não leu, recomendo, tem de tudo, desde de o mais tenro romance à mais tórrida noite de amor.
Parabens pelo blog. Acabaste de ganhar nova leitora.
Já li este livro três vezes. Amei a Jane e o Matty. História magnífica e final feliz como esperado. Afff. Chorei. rsrrs. E gostaria de sugerir uma canção para o casal, tal como a autora se inspirou com a Uninvited da Alanis. Acho que a música You Get Me, interpretada pelo Seal é perfeita para eles.
http://www.youtube.com/watch?v=GFDSR5oisj4
Postar um comentário