9 de janeiro de 2012

A Fera de Alex Flinn

Uma fera. Não exatamente um lobo ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas – uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro.

Você acha que estou falando de contos de fadas? De jeito nenhum. O lugar é Nova York. O momento é agora. Não sofro de  uma deformidade ou uma doença. E vou ficar dessa forma para sempre – destruído –, a não ser que possa quebrar o feitiço.

Sim, feitiço, aquele que a bruxa da minha aula de inglês lançou sobre mim. Por que ela me transformou em uma besta que se esconde durante o dia e rasteja à noite? Vou lhe contar. Vou lhe contar como eu costumava ser Kyle Kingsbury, o cara que você gostaria de ser, com dinheiro, beleza e uma vida perfeita. E aí vou contar como me tornei... a fera.

 

Um livro delicioso! Um conto de fadas transportado para Nova York atual com personagens atuais e que não acreditam em contos de fadas, bruxarias e magia. E o melhor: é narrado pela Fera!

Eu sou apaixonada pelo conto da Bela e a Fera. É uma de minhas histórias favoritas e uma das mais utilizadas no mundo dos romances. Mas normalmente a gente vê o lado da Bela na história: o que ela sente, o que ela enfrenta. Da Fera, vemos a transformação e percebemos que a aparência horrenda esconde um coração frágil e uma alma atormentada. Mas como era a Fera antes da maldição? O que ele pensa sobre a provação que vem enfrentando? É isso que esse livro nos traz.

Kyle é um rapaz mimado, rico e arrogante. Daqueles que pensam que o dinheiro do pai abre todas as portas e resolve todos os problemas. Na escola, ele é popular e adorado por todos, mas tem a cabeça super vazia e adora humilhar os outros – ele não é do tipo valentão, mais do tipo: se você não é rico e bonito, não faz parte de minha turma. Isso até encontrar Kendra! Kendra é tudo o que ele despreza: gorda, feia e não popular. Mas Kendra também é uma bruxa. E não uma bruxa qualquer! Ela marcou Kyle e está dando a ele uma chance de se provar legal e não merecedor do castigo que ela tem para ele. Claro que ele nem percebe o quanto está correndo perigo...

Adorei o modo como a história foi se construindo nos detalhes: pequenas atitudes que na hora não significam nada, mas que depois a gente vê onde a autora queria chegar. E os personagens secundários – Will e Magda – roubam a cena em diversas ocasiões e ajudam Kyle a ir crescendo e dando segurança a ele para se expressar e a enfrentar a provação por que está passando.

Acho que não preciso me estender muito, visto a história ser baseada no conto de fadas e todos conhecerem como ela se desenvolve, mas preciso comentar que acompanhar o crescimento de Kyle, as transformações  por que ele passa – e ver como ele se sente por suas próprias palavras  – é fantástico e vale muito a pena. Um livro para todas as idades e para todas as horas!

Agora estou louca para ver o filme e comparar com o livro.

1 comentários:

escutaessa.blogspot.com disse...

Adorei a sua resenha *-*
Eu vi o filme, mas o livro ainda não li. Ele está aqui na fila de livros para ler rsrs

Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com/
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa