6 de maio de 2013

O Livro do Amanhã de Cecelia Ahern

Nascida no luxo, Tamara Goddwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali ela encontra um livro muito misterioso.

Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

 

Tamara é uma adolescente que vê sua vida mudar completamente e, de repente, se vê sem chão e sem rumo. Seu pai morre e ela e sua mãe descobrem que perderam tudo, inclusive a casa onde moram e precisam se mudar para a casa dos tios – Arthur e Rosaleen – no interior.  Chegando lá, Tamara começa a ficar intrigada com o comportamento de Rosaleen, e a perceber que há algum mistério ocorrendo por lá. E é óbvio que o leitor é fisgado com essa "investigação"!

Tamara é uma personagem tão real e tão convincente que é impossível não se irritar com ela, não torcer por ela, não se preocupar e se interessar pelo que ela pensa e sente... enfim, é impossível ficar indiferente durante a leitura, pois a situação por que ela e sua mãe passam é muito peculiar.

Como diz o resumo, Tamara e Jennifer, sua mãe, se veem obrigadas a mudar radicalmente de vida, pois alguns maus investimentos faz com que o pai de Tamara perca tudo, inclusive a vida... Ela está acostumada a passar alguns períodos de férias na casa dos tios, mas morar lá e depender da caridade de parentes é bem diferente e a rebelde Tamara se pega se comportando da forma mais abominável possível (não que isso fosse algo novo, pois seu relacionamento com os pais também era bem assim – intragável!). Mas essa mudança não vai ser de todo ruim para nossa heroína, pois essa adversidade vai fazer com que ela amadureça e mude, apesar de lutar com todas as forças contra essa mudança...

Vários fatores e personagens são responsáveis pelo amadurecimento de Tamara, entre eles a Irmã Ignatius, Marcus (o motorista da biblioteca ambulante onde Tamara encontra o diário mágico) e Weseley, que se revela um bom amigo... E, claro, o diário mágico é quem mais a ajuda perceber que o amanhã não é algo tão distante e que nossas ações hoje tem um grande impacto no que o futuro nos reserva! Ver Tamara "crescer" é algo mágico e que vale muito a pena!

Gostei muito do tom de suspense e o modo como a autora foi ajudando Tamara e o leitor a ir descobrindo os segredos e verdades de forma tão criativa. Um livro delicioso!

0 comentários: