30 de julho de 2013

Ouro de Chris Cleave

Kate e Zoe se conheceram aos 19 anos, nas eliminatórias de um programa para jovens talentos do ciclismo de elite - um esporte que exige foco e comprometimento. Após mais de uma década, aos 32 anos, elas se preparam para enfrentar a última e mais grandiosa prova de suas vidas - os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Amigas e também grandes rivais, Kate e Zoe são atletas no topo do ranking, lutando para vencer a competição mais importante do mundo. Com vidas marcadas pela tragédia, cada uma delas tem muito a perder, e as duas se veem diante do desafio de optar entre a família e a glória no esporte.

'Ouro' é uma história sobre os limites da resistência humana, tanto física quanto emocional, sobre maternidade e amor, e sobre o que nos permite, em nossas diferentes maneiras de agir, alcançar feitos memoráveis. O autor analisa as escolhas que são feitas quando a vida está em risco e tudo o que se ama está em jogo.

 

Esse resumo já me conquistou, mas devo dizer que o livro me surpreendeu muito e fiquei encantada com a história que Cleave nos trouxe.

O livro começa já nas Olimpíadas de Atenas em 2004 e Zoe está se preparando para competir pela medalha de Ouro na prova de Ciclismo. Tom, o técnico, a ajuda a entrar no clima, pois ela está triste por causa de Kate. Logo descobrimos que Kate ficou na Inglaterra para cuidar da filha, Sophie, ainda um bebê. E assim vamos percebendo que Zoe e Kate são rivais, mas também amigas. E vamos percebendo também que a família é algo muito importante para Kate, enquanto a vitória é tudo para Zoe.

A história  vai sendo narrada no presente, mas traz muitos flashbacks mostrando como Kate e Zoe se conheceram e como Jack, marido de Kate, também foi se misturando na relação delas. Zoe é super ambiciosa e para ela só interessa estar por cima, não importando o que precise fazer ou quem precise ferir. Kate também tem ambições, mas ela não coloca seus desejos acima de tudo e de todos para atingir seus objetivos. Ela tem um coração mole e isso é constantemente explorado por Zoe.

Tom é o técnico de ambas e vemos que ele é super exigente com as duas. Eu tinha a impressão de que ele protegia Zoe, só que ele também ajudava bastante Kate. Principalmente se considerarmos que Sophie está com leucemia e seu tratamento é brutal. Muitas vezes Kate tem de sacrificar seu treinamento para cuidar da filha e Tom é super compreensivo com ela.

Jack também é um ciclista de ponta e um dos melhores do mundo. E ele também é um pai maravilhoso e divide com Kate o tratamento da filha. Eles combinaram com os respectivos treinadores e criaram uma escala de treinamento em que um sempre estaria disponível para Sophie. Gostei de ver como o casamento de Jack e Kate parece sólido e maduro, mesmo com todos os problemas e provações. E, conforme vamos descobrindo os obstáculos que eles enfrentaram para chegarem onde estão, ficamos ainda mais admirados e confiantes no amor deles.

Sophie é maravilhosa! Ela sabe que os pais estão se preparando para as Olimpíadas de Londres em 2012 e faz o possível para eles não perceberem o quanto está mal de saúde! É de cortar o coração em alguma cenas, pois apesar de ter 8 anos, Sophie se revela muito madura para a idade. Ela é fanática pelos filmes Guerra nas Estrelas e sonha em ser uma Jedi. É nessa fantasia que ela busca as forças para lutar contra a doença e é através da Força que ela consegue lutar contra Darth Vader – seja ele a leucemia ou a ameaça que Zoe representa para o "ouro" que sua mãe busca.

O trabalho de pesquisa do autor foi muito bom, pois ele nos trouxe bem como é o mundo e a vida e o treinamento (treinamento = vida) de um atleta de elite do ciclismo. A alimentação, o treino duro e brutal, não apenas nas bicicletas, mas também na musculação e na preparação psicológica,  tudo é pensado e feito para deixar o corpo no limite da perfeição para se chegar ao Ouro Olímpico. Nunca tinha imaginado tamanha dedicação e comprometimento, apesar de saber que o profissionalismo é exigente. Muito interessante de se acompanhar!

Confesso que algumas revelações sobre os personagens e seus passados e vidas  me deixaram de boca aberta, pois foram situações que jamais imaginei. Tom foi um dos personagens que mais me comoveu e mais me fez pensar e, para mim, trouxe alguns insights bem legais, principalmente sobre envelhecer e sobre as diferenças entre gerações. É dele também uma das frases que mais me fez rir e que eu ainda pretendo usar algum dia: "Ah, vai se foder, vida."  (pág. 59).

Kate, Jack, Zoe e Tom vão se alternando na narração do passado e do presente e são personagens muito reais e nos causam reações bem diversas: tem vezes que os adoramos, tem vezes que os odiamos! Mas é impossível não perceber que eles são humanos e cometem erros e acertos e estão sempre buscando melhorar e crescer – se bem que tem vezes que eles conseguem se complicar bastante...

Amei a história  e gostei do modo como o autor usou o Guerra nas Estrelas como um modo de fuga para Sophie (apesar de achar que tem mais do que isso aí...) e adorei relembrar os personagens que são tão marcantes.  Não  dá para falar muito mais da história sem  dar spoilers, então fecho com o que está escrito na capa de trás do livro:

"Este é um livro sobre os limites da resistência humana, tanto físicos quanto emocionais. Um livro que fala sobre o que nos direciona ao sucesso -  e sobre o que escolhemos sacrificar para alcançá-lo.

Um livro sobre o desafio que enfrentamos todos os dias: o conflito entre a vitória aos olhos dos outros e o triunfo pessoal.

... O que acontece no livro é apenas parte da história – o que realmente importa é como você se SENTE ao ler. "

Um livro maravilhoso! Recomendo.

0 comentários: