24 de setembro de 2012

Between the Lines de Tammara Webber

Quando o garoto de ouro de Hollywood, Reid Alexander, chega na locação de seu próximo filme, seu objetivo é o mesmo de sempre: filmar um novo blockbuster e desfrutar seu status de celebridade ao máximo enquanto estiver fazendo isso. Sua coestrela é um virtual desconhecida com quem ele teve uma química quentíssima durante as audições. O Universo está se alinhando para lhe dar tudo o que deseja, como sempre, até que ele é confrontado com obstáculos inesperados na locação, como uma ex-namorada amarga e um rival para a primeira garota por quem ele sente um interesse genuíno em anos.

Emma Pierce conseguiu seu primeiro papel de destaque depois de 10 anos fazendo comerciais de sucos, de lojas de departamento e absorventes e, mais recentemente, pequenas pontas em filmes feitos para TV. Conseguir o papel principal em um filme de grande destaque faz com que seu agente, seu pai e sua madrasta fiquem extasiados, e ela deveria sentir-se assim também.  O Problema? Emma está experimentando um crescente desejo de ser normal, e estrelar uma boba e modernizada adaptação de um de seus romances favoritos – oposto do muito sexy Reid Alexander – não vai ajudar a realizar esse desejo.

Graham Douglas não tem medo de fazer o papel de um nerd boboca; quando é para escolher um papel em filme, se pagar, ele faz. Além disso, sua amiga Brooke Cameron fisgou o papel da garota vilã e gata e pode usar sua ajuda como para-choques, pois seu ex é a estrela. Graham não vê problemas em lidar com a situação, até se ver atraído pela coestrela de Reid, Emma, a garota a quem Reid está perseguindo com toda a força e com seu arsenal de charme, boa aparência e arrogância.

Between the Lines # 1

 

S U R P R E E N D E N T E !!!! Para mim essa é a palavra que define esse livro.

Tammara já tinha me conquistado em Easy, então resolvi tentar outra história dela e acabei me rendendo a seu talento e construção de mundo. Ela escreve Young Adult, mas ela mesma coloca: Mature (maduro), pois seus adolescentes não são puros e bobos, mas sim problemáticos. Eles bebem, transam, se arriscam, enfim, eles são muito mais parecidos com os jovens que vemos e que estão por aí. Dá para se identificar com eles, com seus problemas e situações que vivem.

Aqui temos dois focos narrativos: Reid e Emma são os responsáveis por nos conduzirem pelo texto. E o fazem com maestria.

Reid é um astro de Hollywood! Aos 18 anos, ele já pode escolher o papel que quer fazer, vive cercado de fãs e os paparazzi vão à loucura perseguindo-o. Ele também tem problemas em casa com um pai ausente e mãe alcoólatra. E está seguindo por um caminho de auto destruição se esbaldando em noitadas regadas a muita bebida e mulheres e farras.  Seu mais recente trabalho é uma adaptação de Orgulho e Preconceito, mas modernizada e se passando em um colégio americano. Ele foi escolhido para o papel de Will Darcy e, juntamente com o diretor, ele vai escolher a atriz que será Lizbeth Bennett. É onde entra Emma. A química entre Emma e Reid é perfeita e a atração que Reid sente por ela imediata.

Emma é uma atriz desconhecida. Desde pequena participa de comerciais e faz pequenos papéis em filmes de televisão. Ser escolhida para esse papel vai alavancar sua carreira de forma magistral. Mas ela está passando por um período de muita indecisão: ela tem 17 anos e quer ser normal, como sua melhor amiga Emily! Ela quer estudar, quer atuar em teatro e não no cinema, mas seu pai e sua madrasta não querem nem saber desses seus sonhos.

As filmagens vão ser em Austin, Texas, e os jovens são  todos colocados em um hotel, onde vivem dando festas, se enturmando e se divertindo e se conhecendo quando não têm gravações. O grupo é bem eclético e tem vários ídolos teens.  Reid decide jogar todo seu charme para cima de Emma, mas ele resolve ir devagar e ir cercando-a aos poucos. O que ele não contava era a presença de Graham e a atração imediata entre Emma e ele.

Graham já está com 20 anos e é um ator indie. Ele fez diversos filmes independentes e vem de uma carreira promissora, mas que ainda não deslanchou. Ele é super amigo de Brooke Cameron, que no passado foi namorada de Reid (ele tinha 14 e ela 15 anos na época). Brooke e Reid tiveram um final de relacionamento conturbado e não se suportam e, para sorte dela, Graham serve como um árbitro, ficando entre eles e não permitindo que um magoe o outro ainda mais.

Mas nem só de babá é a vida de Graham. Ele e Emma aproveitam todo o tempo livre – inclusive às manhãs que usam para correr e manter a forma – para irem se conhecendo. E a amizade vai ficando séria. Mas Emma acha que Graham está com Brooke e acaba se envolvendo com Reid. E é aqui que a narração deixa tudo muito interessante, pois vamos vendo os pensamentos e vida e sentimentos de Reid e Emma, mas Graham é um mistério para nós leitores. Nós o vemos como um rival – Reid –; ou como um amigo que pode ser muito mais – Emma.

Agora, por vermos o que Reid pensava e sentia é muito difícil torcer por ele! Ele é absolutamente imprestável!!!!! Ao mesmo tempo em que deseja conquistar Emma, ele sai com o melhor amigo – John – e pega a primeira que lhe dá bola e seja gostosa. Uma vez, pegou duas de uma vez só! Ele não tem o menor pudor. Ele é extremamente egocêntrico e egoísta, não está nem aí para o que pensam dele, não está nem aí para o que se espera dele – além do profissionalismo, claro – e quer mais viver e se esbaldar e se dar bem! Mas, ao mesmo tempo, por vermos o que ele vive e sente, sabemos que bem lá no fundo ele não é de todo mal... Mas é difícil... Li no site da autora uma resenha que dizia que Reid é o bad boy que todos os bad boys queriam ser. E acho que é bem por aí...

Já Graham é o homem que todas nós queremos! Ele sabe ouvir, sabe quando calar e quando falar. É super carinhoso e compreensivo e está quando você precisa de um ombro amigo, de uma palavra, seja conselho, seja bronca... É difícil resistir a ele. Mas ele não mostra o que quer, nem se está interessado ou não em algo mais. Ele é misterioso e quieto e calmo e tem um segredo...

Vocês sabem que eu não gosto muito de triângulos amorosos, mas aqui não senti como se o relacionamento Reid-Emma-Graham fosse um triângulo! E sabe por que? Porque Tammara conseguiu me transportar aos meus 17 anos e me vi atraída por dois rapazes totalmente diferentes: um sedutor absolutamente lindo e sem escrúpulos; e um rapaz romântico, carinhoso, lindo e sensual. Quem de nós não passou por essa fase em que nosso amor e paixão era dividida entre dois ou mais rapazes? E, se a gente se sente assim dividida, o que dirá Emma?

O ritmo do livro é maravilhoso e vamos nos aprofundando cada vez mais na vida e no trabalho e nos sentimentos dos personagens. E a cada página vem a pergunta: com quem Emma vai ficar? E, quando cheguei ao final, corri ao site da Amazon comprar o segundo livro, pois não quero sair desse universo tão cedo...

2 comentários:

Ivi Campos disse...

Adorei a sinopse e a crítica do livro, mas não o encontrei para compra-lo, vc poderia passar uma indicação ou link de um lugar para adquiri-lo? Desde já obrigada

MEU BLOG: http://www.meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/

abraços

Regina disse...

Ivi

A Tammara não tem editora, então ela publica independentemente. Eu comprei o livro na loja da Amazon para o Kindle.

bjs